Olá, eu vou mostrar pra você como é feita a distribuição do sistema elétrico em todo o carro, desde a bateria, motor de partida, alternador, painel de instrumentos, lanternas, buzina etc… Enfim toda parte elétrica do carro.

Eu vou mostrar uma série de posts que eu vou começar a partir de hoje. Tenho certeza que vai ser muito útil. Você vai aprender muito sobre sistema elétrico, vou detalhar bem e explicar com bastante calma para você entender tudo perfeitamente!

Nesse primeiro post eu vou mostrar pra você a partir da bateria passando pelo motor  de partida, alternador e chegando até a caixa de fusíveis.

Então vamos lá!

 

BATERIA

Bom, aqui nós temos a bateria

A bateria tem pólos, o pólo positivo e o pólo negativo. Você pode ver que o pólo positivo é um pouco mais grosso, o negativo é mais fino. Você pode se orientar por aí também.

O pólo negativo é ligado no chassis do automóvel, ou então diretamente ao motor do carro. Particularmente eu gosto de ligar o cabo negativo no motor no carro principalmente junto com o arranque. O motor de partida é um equipamento que consome maior energia no carro. O motor de arranque puxa muita amperagem inclusive, o cabo tem que ter pelo menos 12 milímetros para não cair tensão no momento da partida.

 

MOTOR DE PARTIDA

Agora o motor de partida

Vou começar a ligar o cabo negativo da bateria à carcaça do motor de arranque e ao motor do carro, juntamente com ele eu vou prender também a cordoalha. Mais a frente eu expliquei pra vocês a respeito da cordoalha. Agora vamos prender os parafusos que fixa o motor de arranque ao motor do carro. Aqui não tem motor mas na simulação se sabe que o motor de arranque vai preso ao motor do veículo certo?

 

ATERRAMENTO

Os parafusos aqui têm que ser bem apertado para que o cabo negativo não fique isolado e  para que a partida não fique pesada certo?

É preciso fazer passar corrente negativa do terra para a lataria do carro. Essa cordoalha serve para isso, já que a lataria é isolada do motor, devido o motor ser montado através de coxins de borracha para evitar o atrito. Então para isso se usa essa cordoalha, vocês já devem ter visto ela em algum carro.

 

POSITIVO

O cabo negativo está ligado, agora eu vou ligar o cabo positivo. Ele é ligado na bateria, no polo positivo, aquele um pouco mais grosso.

Ele sai positivo e é ligado no automático do motor de arranque. No automático tem um parafuso menor e um parafuso maior. O maior é onde vai ser ligado o cabo da bateria, e juntamente com esse cabo da bateria vai um chicote mestre esse chicote é ligado também junto com o positivo.

 

DISTRIBUIÇÃO DO POSITIVO

Agora que o sistema de partida está ligado, precisamos ligar o alternador para recarregar a bateria e ligar a caixa de fusíveis para alimentar os outros componentes.

 

ALTERNADOR

Um desses dois fios que é corrente também vai ligado no alternador, no B+ onde vai entrar concorrente no alternador. É ligado aqui porque quando o alternador está em movimento ele vai gerar energia, vai passar por ele, vai fazer um percurso e vai carregar a bateria novamente.

 

CAIXA DE FUSÍVEIS

O outro cabo positivo vai ser ligado na caixa de fusíveis como vocês estão vendo. A caixa de fusíveis como podem ver, é dividida em três partes.

Aqui é concorrente direto da bateria.

Esses três aqui vão ser ligados o ignição, quando ligar a chave chegará positivo pós ignição e terá concorrente aqui.

E nos demais será  ligado farol alto, farol baixo, lanternas e outros acessórios. Em um outro post vou explicar melhor. Então vamos lá!

 

Aprendemos hoje que da bateria sai o polo positivo que é ligado no automático do motor de arranque, juntamente com ele é ligado a um chicote com dois fios. Um dos fios vai até o alternador, e o outro vai até a caixa de fusíveis. O polo negativo é o cabo ligado na carcaça do motor junto com o fio negativo tem uma cordoalha que vai ser ligada do motor para a lataria do automóvel certo?

Essa primeira etapa, chegamos até a caixa de fusíveis. Na sequência eu vou ensinar para você as ligações das entradas na caixa de fusíveis.

Então, se você gostou e dessa primeira etapa, compartilha esse post, curta nossa pagina no facebook, você só vai ter a aprender certo?!

Até a próxima!

10 respostas

  1. Bom dia…
    Dúvidas de um burro rsrs:
    Não estou assimilando a função exata do cabo negativo da bateria.
    Porque é acoplado na lataria?
    Porque é ligado nos atuadores se os mesmos também já recebem fios negativos e posivos?
    Quando a energia sai do positivo da bateria ela retorna pra mesma via lataria,fio negativo fazendo um caminho inverso?
    ..

    1. Não se preocupe, estou aqui para ajudar a esclarecer suas dúvidas!

      O cabo negativo da bateria do veículo tem uma função importante no sistema elétrico. Ele é conectado à lataria do veículo para estabelecer um retorno de corrente, ou seja, para fornecer um caminho de volta para a corrente elétrica que flui através do sistema.

      A razão pela qual a lataria é usada como ponto de aterramento está relacionada à eficiência e à segurança do sistema. A lataria do veículo é feita de metal e possui uma grande área de superfície, o que a torna uma conexão confiável para retornar a corrente ao polo negativo da bateria. Além disso, a lataria é geralmente uma parte contínua do chassi do veículo, o que significa que vários componentes do sistema elétrico já estão fisicamente conectados à lataria, facilitando a conexão do cabo negativo.

      Quanto aos atuadores e outros componentes que também recebem fios positivos e negativos independentes, a conexão do cabo negativo da bateria ainda é necessária. Isso ocorre porque, mesmo que um componente já tenha seu próprio fio negativo, a conexão à lataria ajuda a garantir que não haja diferenças de potencial entre diferentes partes do veículo, evitando problemas como interferência eletromagnética, mau funcionamento de sensores, entre outros.

      Quando a energia flui do polo positivo da bateria, ela segue pelo circuito elétrico do veículo e retorna ao polo negativo através do cabo negativo e da conexão com a lataria. Em outras palavras, o caminho que a corrente elétrica percorre é do polo positivo para os componentes elétricos e, em seguida, de volta ao polo negativo da bateria através da lataria e do cabo negativo.

      Espero que isso ajude a esclarecer o papel do cabo negativo da bateria e sua conexão com a lataria do veículo. Se você tiver mais perguntas, não hesite em perguntar!

  2. Meu fusca barja o motor aberto,meu gato arrancou o plug da bobina e é sumiu com o fio, minha dúvida é a ligação do alternador lá está na saída do chicote tem um fio preto e verde e um marrom e vermelho só está ligado no alternador cabo vermelho e fio marrom, agora fio verde e preto gostaria de saber onde ligo

    1. No caso de instalação de um alternador em um Fusca, é importante considerar as diferenças entre o sistema original do gerador e o novo sistema do alternador. O Fusca originalmente possui um gerador, que é regulado pela tensão através de um regulador externo.

      No entanto, ao instalar um alternador, é comum que ele já possua um regulador de tensão integrado. Nesse caso, o alternador requer apenas um fio para ser ativado, geralmente conectado à lâmpada de bateria no painel de instrumentos.

      No seu caso específico, o fio que está conectado ao alternador está cumprindo essa função de ativação do alternador. Quanto ao fio que está desconectado, é provável que ele esteja relacionado ao circuito do indicador de carga da bateria. No entanto, a conexão desse fio dependerá de como foi realizada a instalação do alternador no seu Fusca.

      É fundamental analisar como foi feita a instalação do alternador e identificar se existe algum ponto de conexão apropriado para o fio preto e verde no alternador ou em outros componentes elétricos do veículo. Recomenda-se buscar informações técnicas específicas ou a assistência de um profissional especializado para garantir uma instalação correta e segura do alternador no Fusca.

    2. Acabei de encontrar algo que pode te ajudar com a dúvida sobre o seu Fusca! Estou compartilhando o link do diagrama elétrico completo dos Fuscas dos anos 75/76, 77 e 78 a 81. Tenho certeza de que esse recurso será muito útil para você entender melhor o sistema elétrico do seu Fusca e resolver qualquer problema que esteja enfrentando:
      https://treinamentoautomotivo.com/wp-content/uploads/2023/07/FUSCA-1975-1976-ELECTRICAL-DIAGNOSTICS-MANUAL.pdf

  3. Olá boa tarde. Escrevo apartir de Angola.
    Estou com dificuldade de partida no meu carro de marca Hyundai, modelo i10 1.2, 16 válvulas.
    O carro trabalha normalmente, mas qndo o motor esquenta, a partida fica pesada, só volta a dar partida depois do motor esfriar.
    Preciso de umas dicas.
    Agradeceria imenso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.