Hoje em dia o sistema de navegação via GPS é bem comum, mas você sabe como essa tecnologia funciona?

Como surgiu

O Sistema de Posicionamento Global que usamos hoje em dia foi construído pelos militares dos EUA e certamente está em plena operação desde 1995.

Existem outros sistemas de posicionamento por satélite parcialmente construídos ou projetos, mas nenhum deles está em pleno funcionamento ainda.

Quantos satélites GPS existem

O sistema GPS atualmente possui 31 satélites ativos em órbitas inclinadas 55 graus em relação à linha do equador. Os satélites orbitam a cerca de 20.000 km da superfície terrestre e fazem duas órbitas por dia.

As órbitas são projetadas de modo que haja sempre seis satélites à vista, da maioria dos lugares da Terra.

Como funciona

O receptor GPS recebe um sinal de cada satélite GPS. Os satélites transmitem a hora exata em que os sinais são enviados. Ao calcular a hora em que o sinal foi transmitido a partir do momento em que foi recebido, o GPS pode informar a que distância ele está de cada satélite.

O receptor GPS também sabe a posição exata no céu dos satélites, no momento em que enviaram seus sinais. Assim, considerando o tempo de viagem dos sinais GPS de três satélites e sua posição exata no céu, o receptor GPS pode determinar sua posição em três dimensões – leste, norte e altitude.

Por outro lado existe uma complicação. Para calcular o tempo que os sinais de GPS levaram para chegar, o receptor GPS precisa saber a hora com muita precisão. Os satélites de GPS têm relógios atômicos que mantêm um tempo muito preciso. No entanto seria impossível equipar um receptor de GPS com um relógio atômico.

No entanto, se o receptor de GPS usa o sinal de um quarto satélite, ele pode resolver uma equação que permite determinar o tempo exato, sem precisar de um relógio atômico.

Precisão

Se o receptor GPS só conseguir receber sinais de 3 satélites, você ainda poderá obter sua posição. Porém será menos preciso.

Como observamos acima, o receptor GPS precisa de 4 satélites para trabalhar sua posição em 3 dimensões.

Se apenas 3 satélites estiverem disponíveis, o receptor GPS pode obter uma posição aproximada, assumindo que você está no nível médio do mar. Se você realmente estiver no nível médio do mar, a posição será razoavelmente precisa. No entanto, se você estiver nas montanhas, a correção pode estar a centenas de metros de distância.

Um receptor GPS moderno normalmente rastreará todos os satélites disponíveis simultaneamente. Porém somente os satélites selecionados serão usados para calcular sua posição.

2 respostas

    1. Se você removeu o GPS de um veículo que vendeu há três anos e a empresa não o recuperou, é importante considerar alguns fatores antes de instalar o GPS em outro veículo:

      Propriedade: Verifique se você é o legítimo proprietário do GPS. Certifique-se de que não haja nenhuma restrição ou contrato que impeça a reutilização do dispositivo em outro veículo.

      Compatibilidade: Verifique se o GPS é compatível com o novo veículo. Verifique se as conexões físicas e eletrônicas são as mesmas e se o GPS pode funcionar adequadamente no novo veículo.

      Configuração: Certifique-se de que o GPS possa ser configurado corretamente no novo veículo. Isso pode envolver a instalação de cabos adicionais, antenas ou outras adaptações necessárias.

      É sempre recomendável entrar em contato com a empresa que originalmente instalou o GPS para verificar se há alguma obrigação ou restrição associada à remoção e reutilização do dispositivo. Eles podem fornecer informações mais precisas e orientações sobre como proceder corretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.